Sobre a Escola

A Escola de Ensino Médio Abdon Batista nasceu de um grupo escolar criado pelo interventor Aristiliano Ramos. A escola, que teve sua pedra fundamental lançada em 1933 foi inaugurada em 28/05/1935 e teve como primeiro diretor o professor Oto de Souza Dreer. Ao longo do tempo, tornou-se referência pela qualidade de educação oferecida e pela sua localização central. Em 2000 teve sua denominação modificada para Escola de Ensino Médio Abdon Batista, assim designada pelo desafio de uma nova missão: educar o jovem jaraguaense no ensino médio, etapa final de preparação para seus estudos profissionais.
A característica principal de Jaraguá do Sul é a de ser uma cidade de grande potencial industrial, tornando-a referência para outras cidades e estados do país, principalmente da região sul. Tal característica torna sua população cada vez mais miscigenada, o que faz com que a clientela atendida na escola seja parte dessa população.
Esta instituição de ensino atende famílias que são originárias de Jaraguá do Sul e outras cidades e até estados da federação. Nossa comunidade é formada por uma diversidade cultural, uma vez que recebemos estudantes de outras cidades e estados. Entretanto, ainda percebemos a predominância das culturas: alemã, italiana e polonesa.
Nossa comunidade é formada por famílias que tem uma renda mensal diversificada, que oscila a partir de dois salários mínimos. Entretanto, temos algumas famílias que podemos considerar como carentes. A renda familiar de nossa comunidade é composta do trabalho dos pais e, em alguns casos, dos estudantes e outros membros da família. Nossa comunidade, em sua maioria, trabalha no setor industrial e comércio.

O objetivo principal da escola é oportunizar a formação acadêmica do estudante de modo que ele tenha condições de desenvolver e exercer habilidades, competências, hábitos e atitudes que oportunizem a sua realização pessoal e profissional, bem como a sua inclusão nas rotinas sociais de maneira crítica, construtiva e inovadora, respeitando os princípios culturais, éticos e filosóficos desta instituição de ensino. Entendemos que tal objetivo só se vislumbra com o apoio total da família e da comunidade, as quais, juntamente com a escola orientarão a vida do estudante, tornando o processo de ensino e aprendizagem participativo, cooperativo e colaborativo.


ENSINO MÉDIO INOVADOR



O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

Fonte: MEC

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